quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

As "coisas", o tempo e a memória

Eu podia jurar que tinha uma! Memória, não "coisa". Até a última checagem ela estava por aqui. E agora, cadê?
Não se preocupem os que tem mais de 30 anos. Todos estão assim. A frase que mais ouço (e digo) é "me alcança aquela 'coisinha' de 'coisar'." É... É triste. Tanta gramática, milhares de palavras pra usar e nos resumimos a "coisa". Ela define tudo. Qualquer "coisa" mesmo. Mas até que a "coisa" serve já que somos rodeados por várias "coisas" mesmo. E é muita "coisa" pra lembrar.
Tá difícil de encontrar... digo as palavras. E as coisas. E tá difícil também de lembrar... que dia é hoje, o que se ia fazer. E não venha dizer que nunca saiu da sala pra pegar algo no quarto e chegando lá não lembrava o que ia fazer! Ou alguma variável dessa situação genérica. A gente esquece de tudo. Das chaves, do celular, do carro (sim! até do carro! mas não vou citar nomes...), do bolo no forno, do programa que ia ver, de molhar as plantas. Até da consulta marcada.
E o que é isso? Meu pai tem uma teoria. O mundo é que está girando mais rápido que antigamente. Deve ser isso! Está afetando nossos relógios biológicos e nos deixando desmemoriados e apressados demais. E apressado come frio, se esquece de metade no caminho, dorme mal. Vocês sabem como é. Ou talvez até seja a radiação dos celulares "cozinhando" nossos neurônios e ondas eletromagnéticas afetando nosso julgamento e discernimento das coisas (olha ela ai de novo)... Bem capaz! O importante é que não seja Alzheimer. Cruz credo!
Mas uma coisa é certa: não sabemos administrar o tempo.
Acredito que é por isso que nunca há tempo pra nada. E por isso que quando sobra um tempinho este é desconsiderado - porque ninguém lembra do que iria fazer quando sobrasse tempo na hora que sobra. E então perdemos mais tempo tentando lembrar do que agindo.
Em resumo: NÃO HÁ TEMPO PORQUE ESQUECEMOS, E ESQUECEMOS PORQUE NÃO HÁ TEMPO.
É uma boa desculpa que vira um ciclo vicioso. Nossa memória está diretamente relacionada com a maneira que gerimos nosso tempo - e vice-versa. Então vamos nos desligar um pouco. Parar pra se organizar. Todos nós precisamos. Faz bem pra alma.
Em último caso, já deve existir um personal organizer ou personal timer em meio a tantas profissões personais inventadas pra garantir que a gente faça aquelas coisas que nunca faria porque a preguiça não deixa e a "falta de" memória (e/ou tempo) justifica.
 Nossa sociedade desperdiça água, dinheiro e comida de mais. Chega de desperício de tempo!

Aliás, aqui está. Copie a imagem abaixo e envie pra quem quiser. Aqui começa uma campanha silenciosa. Mas não sou eu quem vai levar adiante... É que com certeza vou esquecer...



panbox3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta do gmail clique Nome/URL e digite somente o nome. Deixe seu comentário!

Blog Widget by LinkWithin

Gostou? Adicione aos favoritos, compartilhe, assine!

This blog is DeliciousCompartilhe no FacebookTwit This!Digg it!Stumble it!Pandora Musik-Box RSSReceba via e-mailMe mande um E-mail!