Trocaram o telhado aqui de casa. Até ai tudo bem. Já estava na hora. Mas acontece que da última reforma pra cá algum mal humorado inventou uma coisinha ridícula. A tal "passarinheira".
"Passarinheiras" podiam ter qualquer nome exceto esse. Sim! Porque para os passarinhos é que não servem! A função da diaba é evitar que os pássaros façam ninho embaixo das telhas. E por quê? "Pra não estragar a madeira"!
Coisa de gente mal humorada. Só pode.
Agora imaginem as andorinhas, faceiras, chegando de uma longa viagem para passar primavera e verão aqui (como elas fazem a décadas). E então, quando vão entrar em suas casas encontram uma "passarinheira"! Difícil imaginar? Então imagine que você está chegando em sua casa e "alguém" se apropriou dela. Não é mais sua. Simples assim.
O que fazer? Desistir?
Bom. ELAS, as andorinhas, NÃO DESISTIRAM! Bicaram, empurraram, cutucaram, bateram assinhas e, em fim, venceram a "passarinheira"!
E por que não foram pra outro lugar? Porque andorinhas sempre retornam a sua casa, não importa aonde estejam ou por onde tenham andado. E eu sempre as recebo com alegria (salvo essa vez que assisti à sua batalha).
Isso não importa mais. Importa é que elas sairam vitoriosas.
Vitoriosas sim! Porque lutaram. Mesmo depois de cansadas. Vindas de uma longa viagem. Quem não desiste será viorioso, não importa o tempo que leve.
Mas e o telhado?
Telhado? Na minha casa se chama "condomínio aéreo". Agora sim posso chamar de "passarinheiras"...
Viva as andorinhas!