quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Como (voltar a) cozinhar mudou minha vida

Calma! Nesse blog não tem dramalhão mexicano! Mas já que estou em ritmo de "cozinhar para tornar o mundo melhor" tenho que lhes contar essa pequena história.

Sempre amei cozinhar. Desde os pmeiros bolos feitos com minha mãe e os negrinhos (brigadeiros) de festa que ajudava a enrolar (e a comer!). Fazia de tudo: peixes, risotos, assados, tortas, bolos, e até uma tentativa, nem tão bem sucedida, de fazer pão.

Até que um dia (pra quem sabe da minha história e me acompanha) me acidentei. Não na cozinha! Quebrei o pescoço na piscina(!) e as coisas ficaram complicadas (lesão medular). Passei mais de um ano sem cozinhar, dalhe fisioterapia, me recuperando. Mas sou forte, jovem e tenho força de vontade e cada dia estou ainda melhor. Foi então que veio o marco em minha vida:

Um OVO.

Sim! Um ovo! Poucos momentos na vida da gente podem ser vistos como marcos. Um casamento, uma gravidez... o meu foi um... OVO. Depois de mais de um ano sem cozinhar girei minhas rodas até a geladeira, com as duas mãos a abri e peguei um ovo. Com alguma dificuldade (e sem saber bem como fazer aquilo na minha momentânea situação) quebrei o ovo dentro da minha xícara de café. Coloquei um pouco de sal e o microondas fez o resto. Pronto! Um belo ovo na xícara!

Pensei comigo: "Eba! Consigo cozinhar! Ou algo assim...". Mas dai pra diante comecei a me pressionar, a ver o quão longe podia ir, e vi que realmente meu limite sou EU que defino. E escolhi não ter limtes!

Se ponho algo na cabeça EU FAÇO. Assim foi com o ovo, com os frangos, risotos, massas com diversos molhos, hambúrgueres, tortas e bolos que tenho feito desde então. E assm foi que comecei meu amor pelos pães.

Nunca mais errei um pão, e tenho feito muitos. É quase como se os ninasse como se fossem meus bebês. Baguetes, Sovadinhos, Pão de banana... Mas queria ir mais longe!

Foi então que fiz a melhor massa folhada (mil-folhas) que já comi! E pensei: "se consigo fazer massa folhada consigo fazer Croissants". E fiz também.

Tudo isso com minhas pedras no caminho, mas o que é a vida sem os trancos e barrancos? Doce? Não! Claro que gosto, mas preciso de mais sabores na minha vida!

Foi então que surgiu o http://movimentopasseadiante.blogspot.com/ e a idéia de juntar milhares de pessoas que, assim como eu, amam cozinhar para incentivar mais um monte de gente a se apaixonarem por essa arte. E foi assim, nas dificuldades, que percebi que posso fazer qualquer coisa. Tudo que é preciso é um Ponto de partida.

panbox3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta do gmail clique Nome/URL e digite somente o nome. Deixe seu comentário!

Blog Widget by LinkWithin

Gostou? Adicione aos favoritos, compartilhe, assine!

This blog is DeliciousCompartilhe no FacebookTwit This!Digg it!Stumble it!Pandora Musik-Box RSSReceba via e-mailMe mande um E-mail!