sexta-feira, 31 de julho de 2009

ABRACE O MUNDO, MAS UMA CAUSA DE CADA VEZ

Idéias, ideais, sonhos, valores... parecem estar em falta em muitos, ao mesmo tempo que estão tão presentes em outros. Idéias, SONHOS, PROJETOS! Tudo de uma só vez, tudo aqui e agora!

Calma! Difícil ter calma vendo as pessoas detentoras do poder acomodadas, inertes, paradas, enquanto eu (e você) com a cabeça fervilhando de soluções para os problemas de tudo e todos. Mas calma! Paciência não é acomodação. Paciência é a virtude que permite organizar essas idéias e sonhos em projetos para, (agora sim!) a partir destes, transformar o lúdico em real e concreto.

ABRACE O MUNDO! MAS UMA CAUSA DE CADA VEZ. Não temos como fazer tudo, mas também não vamos deixar aquelas idéias explêndidas, surgidas muitas vezes em uma conversa em meio a taças de vinho (ou canecas de chope), ficarem somente no (b)ar. O que vai ficar de cada um de nós no mundo? Filhos? Saudades? Lembranças? Que tal tudo isso MAIS seus projetos? A certeza de que VOCÊ FEZ algo, que MUDOU algo ou até, que mudou a vida de alguém.

Que tal ser lembrado por mais que um ótimo amigo, pai ou mãe?

Que tal ser lembrado como alguém... realmente... extraordinário?

panbox3

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pizza! [2] E as tomadas

Nunca tinha visto (nem pensei que iria ver) um indiano fazendo pizza. Abra a caixinha do post de ontem se você não viu.
Mas a pizza que eu fiz não foi aquela. Foi a do livro do Jamie Oliver "A itália de Jamie". Eu ia copiar a receita mas a preguiça foi mais forte, então resolvi tirar uma foto da página. Clique nela para ampliar --->.
Só fiz duas pequenas modificações. Na falta de semolina substitui por farinha de trigo e na falta de uma pedra pra assar abri os discos nas formas de pizza. Os recheios ficaram, mais uma vez, por conta do pai.

Posso dizzer que ficaram lindas e muito gostosas mas, como uma imagem vale mais que mil palavras, vejam por si mesmos:

Agora chega de comida. Tenho algo importante pra avisar. Como muita gente já sabe, até ano que vem as tomadas de todo o Brasil vão mudar para se tornarem padronizadas e mais seguras. As de plugue chato não vão mais existir e o modelo que tem o chamado Terra será diferente do atual (Leiam mais CLICANDO AQUI).

Dai pensei: "tá, vou ter que passar a usar T em um monte de coisa". Mas ai que descubro que as mudanças não terminam por ai. Em prol da segurança, a fabricação de T's será proibida. Pra evitar as gambiarras de T's que podem causar sobrecarga elétrica.

Então se você for precisar de T's faça um estoque em casa agora. Ano que vem eles entrarão em extinção...

panbox3

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pizza!

panbox3

terça-feira, 28 de julho de 2009

Wonderland

Alice está quase chegando ao País das Maravilhas...

...em Março de 2010. Abril no Brasil (infelizmente).

Aguardaremos.

panbox3

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Hamburguer e o "BOOM!" anos 80

Como prometi, aqui vai a receita do hamburguer:

500g de carne moída
1 cebola média
2 ovos
1 colher de sopa de mostarda Dijon (ou outra se não tiver essa)
Salsinha, cebolinha, sal, pimenta do reino, orégano, mangerona e grill (aquele tempero pra carne da Maggi) a gosto
Farinha pra dar ponto de modelar (pode ser farinha de rosca também)

Misture tudo até que de pra modelar os hamburgueres. Modele e passe na frigideira ou na chapa com manteiga (e um fio de óleo - pra não queimar a manteiga). Sim! Manteiga! Porque a manteiga é o segredo da vida.

Você pode assá-los se preferir ou até fazer almondegas com a mesma receita.

*****************************************************

Agora uma descoberta recente: gosto de bandas que tem som divertido, que te dá vontade de dançar, e com esse BOOM anos 80 as bandas desse tipo se multiplicaram. Pena que as boas não são muitas, mas acabo de descobrir uma que é. Alphabeat é uma banda dinamarquesa que lembra um pouco The Ting Things e Jack Peñate. O álbum de estréia é do ano passado, mas mesmo meio atrasada vai ai Alphabeat com "Fascination"!

panbox3

sábado, 25 de julho de 2009

Pão quentinho, hamburguer e desculpas

Peço desculpa por não postar ontem, mas, pra não ficar faltando, estou escrevendo hoje.

De qualquer forma, juro que foi por um bom, quer dizer, um ótimo motivo e vocês vão ter que concordar. Se você tem o costume de abrir as caixinhas deve ter visto um vídeo demonstrando o método francês de sovar pão. E deve ter pensado: "que que tem a ver com gremistas e colorados?". Na verdade, NADA. Mas eu estava entrando num período de preparação, aprendizagem e aperfeiçoamento da maravilhosa arte de fazer pão.

Não pense que sou marinheira de primeira viagem. Tenho orgulho de dizer que no 3º ano do 2º grau (ou Ensino Médio) já havia feito muitas baguetes. Aliás, tenho um fascínio por baguetes, não sei por quê.

Mas nunca tinha conseguido deixar o pão realmente levinho. Sabe, aquele pãozinho fofinho por dentro, com uma casquinha crocante por fora e que não pesa no estômago? Pois dessa vez consegui o feito! Com auxílio de alguns segredinhos que, pra quem se interessar, vou colocar ao final do post. Mesmo pra quem nunca fez pão, com esses segredinhos garanto que qualquer um consegue. Dá trabalho e é um pouco cansativo, mas sovar pão é também muuuuuito relaxante.

Antes das dicas vai aqui a prova do crime. Não fiz só baguetes. Fiz um pãozinho pra um belo hamburguer (feito pelo meu pai) também. E é isso que eu fiz ontem ao invés de postar no blog...



Aqui estão os hamburgueres prontos!

O pão dos hamburgueres...

...e a baguete!

E aqui vão as dicas (usando a minha receita como base):
2 1/2 col. (sopa) de fermento biológico seco
1 1/4 xic. de água morna
3 xic. de farinha
2 col. (sopa) de açúcar
1 col. (sopa) de sal
1 col. (sopa) de azeite de oliva
farinha de milho pra enfarinhar
  1. O pão começa no dissolver o fermento biológico. Água muito quente mata o fermento, muito fria não ativa. Eu faço assim: coloco o dedo na água e se não estiver queimando mas quase dê vontade de tirar o dedo d'água ta bom. Dissolva o fermento em 1/4 de xic. e deixe por 1 ou 2 minutos. Depois mistute numa vasilha grande com o resto da água, a farinha, o açúcar e o sal. Misture um pouco e a partir daqui começa o trabalho de sovar!
  2. "Mas e o azeite?" Calma! Na etapa de sovar a farinha com o fermento e o açúcar formam o glúten. O glúten só é ruim pra quem tem intolerância a ele, pois ele é um dos responsáveis por deixar o pão fofinho. Misturar o óleo antes previne a formação de glúten, então resista!
  3. Bater a massa na mesa ou tábua e esticá-la bem ajuda muito na formação do glúten. Essa parte é cansativa, mas vale como uma terapia e garanto que a noite de sono estará garantida! Assista o VÍDEO (CLIQUE AQUI) e tente fazer isso além da sova tradicional. Por uns 15 ou 20 minutos. Não é tanto tempo assim! Faça umas pausas de 10 segundos se precisar. Vá adicionando farinha pra desgrudar das mãos e da mesa, mas não exagere! A massa não deve ficar seca nem dura. Depois desse tempo você vai sentir uma massa mais lisa e leve. É hora de por o óleo e sovar umn pouco mais até sentir lisa leve e encoporada de novo.
  4. Dica importante! Unte com óleo a vasilha onde o a massa irá descansar, faça uma bola com a massa, ponha dentro da vasilha e vire-a. Assim o óleo em volta de toda a massa não a deixará secar e ela crescerá melhor. Tape com um plástico e uma toalha.
  5. Essa dica fez toda a diferença pra mim, porque, principalmente no inverno, a massa leva muito tempo pra crescer. Então aqueça o forno por 2 ou 3 minutos em potência bem baixa e ferva um pouco de água. Desligue o forno, ponha uma vasilha com água fervente de baixo da grade do forno e a vasilha com a massa na grade. A massa dobrará de volume em 1 hora! (Pode variar entre 40min e 1 h e meia)
  6. Dobrado o volume a receita segue normal. Dê uns socos na massa pra sair o ar de dentro, estique-a, enrole-a, corte como quiser, molde como quiser, até recheie como quiser. E então enfarinhe umas formas com farinha de milho, ponha os pães aí, faça uns cortes superficiais se quiser, MOLHE A SUPERFÍCIE OU PASSE ÓLEO, ponha um plástico sobre eles e espere dobrar de volume mais uma vez (leva de 1h a 1h e meia).
  7. Pronto pra assar! Mas antes mais um segredinho. Se você gosta daquela casquinha em cima do pão coloque uma vasilha com água fervente junto pra assar. Isso também faz o pão crescer ainda mais e ficar mais molhadinho por dentro. Ponha os pães pra assar a 220ºC, sem pré-aquecer(!), por 10 minutos. Baixe para 200ºC e deixe assar por mais 25 a 30 minutos. Até que o som quando bater na casca seja um som de oco.
  8. Última dica! Se seu forno tiver dourador ou grill ligue-o por 5 ou 10 minutos (depois de assado por 25 minutos em 200ºC) ou até que dê uma coradinha.

É isso ai. Sintam-se à vontade para mudar, inventar e bricar com a receita. O azeite pode ser trocado por manteiga, banha, margarina, outros óleos... a água por leite... recheie, corte diferente! Divirta-se! Se gostar ensine mais alguém a fazer e peça o que os outros têm pra te ensinar. Vamos trocar e compartilhar conhecimentos!

OBS: Segunda vai a receita do hamburguer do pai.

panbox3

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Só pra pensar [3]...


“A pluralidade também é uma opinião"

Revista Rolling Stone

panbox3

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Get back! Get back! Get back to where you once belonged


"Senta... que lá vem a história!"

Rá-tim-bum!, Castelo Rá-tim-bum, X-tudo, Caverna do dragão, O fantástico mundo de Bob, O Mundo de Beakman, Mecânica Popular para Jovens, Art Atack... Esse é o tipo de infância que eu tive. Por que estou falando disso? Porque sim! "Porque sim... não é resposta!"

Tá bom. Pra voltar pra onde eu pertencia - parafraseando Paul e John. Porque quem disser que nunca se perguntou "quem sou eu?" - se não for Deus - está mentindo. Porque a maneira mais fácil de entender "quem somos" é olhando para "quem fomos" (e continuamos sendo, admitindo ou não) quando crianças. Porque não existe um "quem EU fui", um "quem EU sou" e um "quem EU serei". É tudo a mesma coisa por mais que se passe por fases difíceis de admitir.

Por exemplo: adoro rock, mas eu era fã de Backstreet Boys! Pior! Fã de N'Sync e Five também... Fazer o quê? Faz parte de quem eu sou. Não de uma pessoa que gostava de boy bands. De quem EU SOU! E confesso que bate um saudosismo cada vez que escuto "Everybody (Backstreet's Back)".

Porque a pessoa que gosta de Beatles, e Rolling Stones é a mesma que gosta de Green Day, Bad Religion, Pearl Jam e Foo Fighters. Que é a mesma que escuta Oasis, Pink Floyd e Led Zeppelin. E a mesma fã de Backstreet Boys. Riam, mas é isso mesmo.

Porque, pra não nos perdermos nos galhos, temos que voltar às nossas raizes. Sejam elas quais forem.


"Entenderam o por quê?"

panbox3

terça-feira, 21 de julho de 2009

Colorados ou Gremistas mas acima de tudo, Gaúchos

Mesmo para os não gaúchos, vale ler.
PRIMEIRO VEM O TEXTO NOS DIFAMANDO, DEPOIS A RESPOSTA .
Gauchada esquece a bola e quer levantar títulos na forçaPor Chico Lang
http://www.gazetaesportiva.net/nota/2009/06/25/585664.htmlhttp://chicolang.alltv.com.br/
O futebol gaúcho sempre foi conhecido pelo espírito belicoso, coisa de fronteira. Quer dizer, ou vai na bola ou no pau. No entanto, Grêmio e Internacional estão exagerando. Gremistas fizeram carnaval em Belo Horizonte. Colorados prometem outro salseiro contra o Corinthians, na próxima quarta-feira. Está na hora de a CBF meter a colher nisso e, se for o caso, tirar mando de campo desses caras, um bando de "machochos", ou seja, sem suco, insípidos, debilitados metidos a macho.
Gremistas e colorados sentiram a barra. Estão em tremenda desvantagem em relação a Cruzeiro (Libertadores) e Corinthians (Copa BR). Os 3 a 1 no Mineirão praticamente garantiram os mineiros na decisão da sul-americana. O mesmo acontecendo com o Timão, que não levou e ainda marcou dois gols.
O jeito, então, é apelar para a ignorância, criando um "clima de guerra", coisa de índio mesmo, de gente sem espírito esportivo, querendo ganhar o jogo no grito. Resultado: se eu fosse dirigente de Cruzeiro ou Corinthians levaria um pelotão de seguranças, prontos para o que der e vier nas partidas de volta em Porto Alegre.
Na época da ditadura militar, a maioria dos generais era lá do Sul. Os caras torturaram, mataram, usaram dinheiro público ao bem prazer e tudo bem. Criou-se a cultura de não ser "revanchista" com o surgimento da democracia. No entanto, crime é crime e ninguém foi punido e, pelo jeito, nunca vai ser. Muita gente daquela época já está ardendo no fogo dos infernos. Como diria a avó do psiquiatra Zé Carlos Zeppellini, "Deus escreve certo por linhas tortas".
E assim caminha a mediocridade...
DIREITO DE RESPOSTAPor Pedro Henrique Sebben
Hoje vejo que a questão que foi muito debatida nos últimos dias sobre a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista é algo sem muita importância, pois mesmo no tempo em que havia essa obrigatoriedade vemos jornalistas como o Sr. Chico Lang exercendo essa tão ilustre e importante profissão, e ainda por cima em uma historicamente reconhecida emissora da imprensa brasileira.
Sr. Chico Lang, lhe garanto que não é necessário nossos adversários ou qualquer outra pessoa que venha ao nosso estado estar acompanhada de um batalhão de seguranças, creio que isso seria até de um imenso prejuízo para São Paulo, pois por ser o estado mais violento do país qualquer homem da segurança que saia desse estado irá fazer uma tremenda falta.
Mas caso por algum temor ou falta de coragem isso seja preciso, lhes sugiro que no mesmo dia não seja efetuado nenhum jogo na cidade de São Paulo, pois a "civilizada" torcida paulista como já acompanhamos em outros fatos que são decorrentes todos os anos incluindo esse, tem o costume de promover algumas confusões mais generalizadas, como a que acompanhamos a dias atrás no jogo entre Corinthians x Vasco pela Copa do Brasil, ou Corinthians x São Paulo e Santos x Corinthians no Campeonato Paulista, isso para ficarmos apenas no que ocorreu esse ano, e olha que coincidência, os três jogos tem a participação de um mesmo time. Enquanto isso aqui no “belicoso” Rio Grande do Sul não temos nenhum registro de violência com pessoas feridas ou mortas nesse ano, ou até mesmo no ano passado, mesmo sendo disputados sete Gre-Nais nesse período.
Prezado jornalista, não confunda garra, gana, vontade de vencer com incitação a violência, os times gaúchos sempre foram reconhecidos por seu futebol viril, guerreiro, e por sempre acreditar e buscar até o ultimo segundo, e não vai ser agora que isso vai ser alterado, e muito menos devido à opinião do Senhor. Os gaúchos nunca precisaram de apoio e bajulação da imprensa do eixo para serem vencedores, nossos dois maiores clubes conquistaram tudo o que qualquer time do mundo pode almejar com somente seu esforço e superação, mesmo quando tivemos alguns obstáculos digamos “fora do comum” como ocorreu em 2005, e creio que seja isso que provoque tamanho recalque vindo de sua pessoa.
Quanto à citação de que na época da ditadura militar a maioria dos generais eram gaúchos é de uma infelicidade comparada ao tamanho de sua falta de respeito para com nosso povo, é a mesma coisa que alguém afirmar que todo o povo do Maranhão é desonesto devido ao Sarney ser daquele estado, afirmar que todo povo baiano é ladrão devido ao Daniel Dantas ter nascido naquele tão belo estado, ou então afirmar que todo jornalista paulista é um mau jornalista por o Senhor ser daquele estado.
E assim caminha a inveja, prepotência e falta de respeito.
Pedro Henrique SebbenColorado, Gaúcho e não tem diploma de jornalista

Resposta ao jornalista "esportivo", que nem esporte conhece

Existem algumas figuras que aproveitam o espaço que têm, nas empresas jornalísticas em que trabalham, para destilar sua mágoa, inveja, despeito, ignorância em relação ao Rio Grande do Sul. Vez ou outra em finais de campeonato, a imprensa paulista baba seu despeito pelo fato de alguns estados que eles acreditam ser "menores" jogarem um futebol melhor e mais competivivo do que eles. Esse Chico Lang é apenas o lambari de um rio cheio de outros peixes maiores que, vez ou outra, atacam os times gaúchos pela garra e espírito de luta com que disputam seus jogos. Por tabela, atacam também o povo gaúcho e sua cultura, lembrando apenas os militares que durante a ditadura deixaram a repressão correr solta.

Provavelmente ele não conhece história e se esqueceu de falar de tantos gaúchos ilustres que lutaram e morreram para fixar a fronteira sul do Brasil. Ou de outros, mais contemporâneos, como Getúlio Vargas, que precisou sair daqui para fazer a revolução contra a república velha que a política café com leite (Minas e São Paulo) nunca se animou a fazer para derrubar as velhas oligarquias. E se o jornalista hoje tem uma carteira de trabalho assinada, com férias, aposentadoria, horário e direitos trabalhistas para serem respeitados, se deve a esse gaúcho que saiu daqui e foi lá derrubar o que os valentes paulistas não fizeram.

Ele se esqueceu de lembrar que os militares que ele critica hoje, que deram o golpe contra João Goulart, foram apoiados por uma famosa "passeata dos 100 mil", composta de donas de casa ademaristas, militares, industriais de café e ex-udenistas, realizada onde? Em São Paulo. Quem colocou os militares lá, sr Chico Lang, não foram os gaúchos, pode ter certeza! Ao contrário, foi o único estado do Brasil a se levantar em 1961 contra a tentativa antecipada do Golpe de 64, que os militares do Sudeste tentaram dar contra a posse de João Goulart, o legítimo Vice-Presidente, eleito com Jânio Quadros, que renunciou. Não me lembro de nenhum paulista fazendo qualquer coisa para manter a ordem constitucional. Será que ele ouviu falar alguma vez na "Cadeia da legalidade"?

Provavelmente não, porque o jornalista "esportivo" confundiu Taça Libertadores, com Sul Americana. A Taça ou torneio que o Cruzeiro disputou e perdeu, porque talvez lhe faltou raça, coragem e valentia, foi a Libertadores e não a Sul Americana, desinformado jornalista "esportivo". Ele se precipitou e anunciou um "salseiro" em Porto Alegre. Que salseiro? Ninguém aqui saiu ferido, em nenhum dos jogos, como diz o cronista acima. Aliás, realmente, nós estamos acostumados a ver paulera entre torcidas, mas é nos jogos do futebol paulista, onde todo ano torcedores são mortos pelas chamadas "torcidas organizadas", apenas para dar porrada nos outros. Aqui, por pior fase que o time esteja enfrentando, ninguém atira ovos e pedras nos ônibus dos jogadores, como fez a torcida do Santos. Quem está "apelando para a ignorância"?

Quanto à referência a "coisa de índio mesmo", além de uma ostensiva e ignorante discriminação aos nossos povos primitivos, que foram dizimados por bandeirantes paulistas, temos realmente muito orgulho de ser descendentes do valoroso povo Guarany, que há mais de 300 anos já tinha aqui no Rio Grande do Sul, na Colônia do Sacramento, uma sociedade organizada e comunitária de fazer inveja a qualquer acampamento do MST, instalado no Vale do Paranapanema. Também temos orgulho do sangue gaúcho, belicoso e guerreiro, que faz o nosso futebol ser diferente daquele jogo de comadres jogado em certos estados do sudeste. É por isso que, com apenas dois times chamados grandes, o Rio Grande do Sul possui dois títulos mundiais, três Taças Libertadores, duas Recopas, uma Sul-Americana, cinco títulos brasileiros e cinco títulos da Copa do Brasil.

Caro jornalista esportivo de araque.

Aproveite o espaço que a sua empresa lhe dá, e não é seu, para analisar tecnicamente times e jogadores de futebol, sem bairrismos e achaques xenofóbicos contra povos atuais e passados. Prestaria melhor serviço também se ficasse calado. Nos pouparia de estar aqui lhe dando uma aula de história.

João José Forni
Gaúcho, gremista e jornalista.

panbox3

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Descubra sua Web (Discover your Web)

Quem lê o Pandoramusik já sabe que eu adoro pesquisar tudo o que me interessa e descobrir cositas novas. É por isso que eu gostei do Delicious (http://delicious.com/). E é por isso que eu estou adorando o Stumble Upon.

Dê uma olhada e garanto que vai gostar. As vezes pode ser melhor que o Google, porque é muito fácil encontrar conteúdo relevante e de qualidade. Ele ainda guarda suas preferencias, sites favoritos e tem uma barra de ferramentas que facilita tudo. O mais legal é o botão "Stumble". Você clica e ele te leva a algum site que, provavelmente, você vá gostar. Experimente! Descubra sua Web!

panbox3

sexta-feira, 17 de julho de 2009

DO CHÁ DAS CINCO AO HAPPY HOUR

Da tradição pontual britânica ao tal "Happy Hour", sempre se buscou um momento de ócio no dia-a-dia. Uma horinha que seja pra descontrair, conversar e beber (seja chá, cerveja ou chimarrão). Isso porque o que importa não é o que se bebe e sim o momento pra não fazer mais nada. Não pensar nas tarefas, no trabalho, na rotina. Simplesmente relaxar e curtir os amigos ou a família.

Pra muita gente essa hora é que faz o dia valer a pena, mas e pra quem não consegue se desligar do trabalho e das preocupações nem no happy hour? Aí acho que o melhor é mudar de foco. Ter um hobby ou passatempo. Se bem que a idéia não é "passar o tempo", até porque ninguém tem tempo de sobra pra ficar de papo pro ar. Mas é sim pra "passar um tempo" sem pensar no que o preocupa. Direcionar o foco pra algo que lhe agrade, que lhe dê prazer, e esquecer o resto!

Algumas pessoas até tem a sorte de descobrir em seu hobby uma profissão. Aquilo que se faz porque se gosta se faz melhor, e isso é fácil de reconhecer. Mas, mesmo que não seja o caso, todo mundo deveria se dar o direito de fazer aquilo que gosta. Mesmo que por uma hora feliz.

panbox3

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Da série "Numa biblioteca chamada Internet tem..."

Hoje em dia uns 70% (tô chutando!) do conhecimento existente está disponível a quem se interessar nessa gigantesca biblioteca chamada Internet. Pra ajudar, ela tem um incrível bibliotecário: o Sr. Google. Então por que não estão, todos os governos e corporações, apavorados censurando tudo como o governo chinês faz? Simples: não é preciso se preocupar em censurar porque dessa maravilhosa biblioteca, com tantas seções extraordinárias, são realmente acessadas as seções de humor, de músca e de pornografia. Poucos procuram "livros", "conspirações", "filosofia". As verdades não ditas, ocultas e escondidas a sete chaves.
Livros são caros? Há livros NA ÍNTEGRA na internet! Entre muitas outras coisas que essa biblioteca tem. Da uma espiadinha!

Livros:

http://www.livrosparatodos.net/

http://e-book-gratuito.blogspot.com/

Documentários:

http://freedocumentaries.org/index.php

http://www.opensubtitles.org/pt

E, finalmente, uma rede social de fundamento!

DELICIOUS! (serve como uma biblioteca de sites por categoria):

http://delicious.com/

E não se esqueça do Youtube e do Google...

panbox3

quarta-feira, 15 de julho de 2009

No tempo da internet discada...

NUNCA ME ESQUEÇO DE UMA VEZ QUE EU ESTAVA TRANQÜILA, DEITADA NA SACADA DE CASA E MEU PAI GRITOU: "LAIS! QUE QUE TA FAZENDO!?!" E EU PRONTAMENTE RESPONDI: "TÔ NA REDE!" E ELE: "TÁ MAS NÃO FICA MUITO TEMPO QUE SAI CARO!!!"
É, ERA ASSIM. A INTERNET CUSTAVA, ALÉM DA MENSALIDADE, UMA LIGAÇÃO DE DDD MINUTO A MINUTO (IMAGINE UMA OU DUAS HORAS DE DDD! IMAGINE O DIA TODO DE DDD!!!). PAGAVA-SE CARO POR UMA REDE LENTA, QUE DESCONECTAVA O TEMPO TODO E NÃO TINHA UM TERÇO DAS UTILIDADES QUE TEM HOJE.
HÁ POUCOS ANOS FICAVAMOS POUCO TEMPO NA INTERNET PORQUE GASTAVA TELEFONE. HOJE FAZEMOS LIGAÇÕES PELA INTERNET PRA ECONOMIZAR NA CONTA TELEFÔNICA. ASSISTIMOS E POSTAMOS VÍDEOS (COISA INIMAGINÁVEL COM A VELOCIDADE DA INTERNET EM SEUS PRIMÓRDIOS), FAZEMOS DOWNLOADS, OUVIMOS RÁDIO, ESTUDAMOS, COMPRAMOS... TUDO PELA INTERNET.
E AGORA ESCREVO. SE TODO MUNDO DEVE TER UM FILHO, ESCREVER UM LIVRO E PLANTAR UMA ÁRVORE, TALVEZ NO FUTURO "ESCREVER UM LIVRO" SEJA SUBSTITUIDO POR "ESCREVER UM BLOG".
***********
INTERNET A PARTE, VOU DEIXAR UM VÍDEO QUE A ESCRITORA, ARQUITETA E MINHA TIA E AMIGA, ANELLIZE KIELING ME ENVIOU:

panbox3

segunda-feira, 13 de julho de 2009

13 de Julho Rocks!

Segunda-feira! Odiada por muitos, amada por... ah, deixa pra lá. Mas o fato é que a segunda-feira marca um início! O início da semana. E se amamos o 1º de Janeiro por ser o início do ano, por que odiamos o pequenos inícios como a Segunda-feira?

Mas essa não é uma 2ª feira comum. Hoje é 13 de Julho, Dia Mundial do Rock! E se 2ª é dia de começo então vamos começar hoje a Semana do Rock! Claro! Se Carnaval dura quase um mês o Rock merece NO MÍNIMO uma semana inteirinha.

Então escute seus discos preferidos, assista aos shows e especiais de TV, assista ao Tommy, Quadrophenia e The Wall, aos filmes do Elvis e dos Beatles, deixe-se levar por esses riffs maravilhosos que fazem do Rock mais que um estilo musical. Uma Era, um legado, uma lenda, uma religião em forma de ruído com seguidores em todo o mundo.

*****

Pra completar, já que é 2ª feira, vamos levar adiante aquela corrente por novos conhecimentos da qual eu falei no post O pior pudor. Pra quem já sabe inglês e quiser além de exercitar aprender francês vai ai o FRENCH ÉCOLE (CLIQUE AQUI). Com essas aulinhas via podcast da pra aprender a se virar. Se preferir aprender a cozinhar CLIQUE AQUI. O StartCooking.com é em inglês mas os vídeos são tão cheios de detalhes que fica fácil. Agora pra quem não domina o Inglês e já tá de saco cheio das minhas dicas encontre qualquer outra coisa pra aprender, mas mantenha-se em movimento. O importante é sair do estado de inércia.

*****

Viva o Dia Mundial do Rock!

panbox3

sexta-feira, 10 de julho de 2009

1,2,3,4...

Tenho algumas coisas bem legais pra compartilhar.

A primeira é um blog que eu estou seguindo. http://monlomejor.blogspot.com/ É um blog de reflexões sobre os acontecimentos, com o objetivo de ser "Um Incentivo Para Você Viver Mais A Vida!" (Segundo o próprio autor). Gosto da pretensão.

A segunda é um livro (que ainda não li) da jornalista Leilane Neubarth. Faróis de Milha é o seu diário de bordo no Rally-Dacar que ela participou como convidada do, também brasileiro, André Azevedo e do tcheco Tomas Tomecek. Segundo ela, o rally foi uma overdose de emoções: "Todas as emoções que se pode sentir na vida eu senti naqueles dias". Pra completar sairam com o 3º lugar. O livro tem só 98 páginas e custa só R$24,90 no Submarino, então não há desculpa pra não lê-lo.

A terceira é a Superinteressante deste mês, sobre paranormalidade.

E a última, uma pequena sugestão: assista ao primeiro filme Matrix novamente (pela milésima vez talvez). Mas tente ver diferente desta vez. Preste atenção a todas as referências e veja a filosofia e a quântica em vez da ação.

Talvez daqui a alguns posts entendam o porquê.

panbox3

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Feed RSS do Pandora Musik-box!

Agora o Pandora Musik-box tem Feed! É só clicar no gif --> Pandora Musik-Box e escolher onde quer receber. Ou, pra facilitar, inscreva-se no feed por e-mail e receba atualizações sempre que um post for publicado!

panbox3

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Prefiro mal passado!

perfeição
per.fei.ção
sf (lat perfectione) 1 Acabamento perfeito; execução completa. 2
Bondade ou excelência, no mais alto grau. 3 Primor, mestria, requinte.
4
Correção. 5 Pureza. Perfeições divinas: atributos existentes em Deus, em grau
infinito.

Primor, maestria, requinte. Correção. O perfeito é intocável por sua pureza. No post "De cru a mal passado" deixei claro metaforicamente que não busco o ponto de perfeição, mas sim o mal passado.

Não entendo o porquê dessa busca incessante pela perfeição. Ninguém a alcança! E mesmo os primores, que talvez a alcancem, farão o que com ela? A busca pelo perfeito é constantemente comparada com o caminhar em direção ao horizonte, mas deveria ser comparada a um cão correndo atrás de um carro. Provavelmente o cão nunca pegue o carro, mas, caso o carro pare e o cão o alcance o que ele faz? Nada. Fica atordoado e segue andando. Um carro não é comestível, nem um brinquedo. Assim como a perfeição não alimenta nem diverte o ser humano. Só atordoa. Mas pelo menos nos dá um rumo, se tivermos em mente que o objetivo não é o ponto de chegada e sim o caminho em si.

Sim, o caminho. E esse caminho não deve necessariamente ser em linha reta, a menor distância entre dois pontos e, portanto, matematicamente eficiente. Deve ser como água. Fluir, seja reto, dando voltas, em circulos, espirais, para cima ou para baixo. Não importa a direção ou velocidade. Cada um faz seu percurso da maneira que lhe convém e nenhum está errado.

Porque somos únicos (tá ai um baita clichê, mas é verdade). E a perfeição acabaria com essa singularidade.

perfeito
per.fei.to
adj (lat perfectu) 1 Em que não há defeito; que só tem qualidades boas. 2 Cabal, completo, rematado, total. 3 Que resume muitas qualidades boas. 4 Magistral, notável. 5 Destro, exercitado. 6 Belo, formoso de corpo; elegante. 7 Gram Diz-se do tempo verbal que se refere a uma ação ou estado já de todo passado. 8 Dir De conformidade com as exigências legais.

Reparou no Destro? Pois é. Sou CANHOTA. Não quero o perfeito, não quero tudo pronto. Quero fazer do meu jeito, escrever minha história, traçar meu caminho. Mesmo que com todos os defeitos. Porque estes, tão imperfeitos, são minhas impressões digitais. O mal passado é meu chão.

Verbetes retirados do dicionário Michaelis.

panbox3

terça-feira, 7 de julho de 2009

O pior pudor

QUE MANIA É ESSA DE QUERER SABER TUDO! NÃO SABEMOS NADA! NEM UM DÉCIMO DO CONHECIMENTO EXISTENTE. CONSEGUE LIDAR COM ISSO? MAS DÚVIDO QUE VOCÊ ESTEJA LOUCO PRA SAIR POR AI APRENDENDO TUDO QUE PUDER, COM SEDE DE CONHECIMENTO. NÃO! PORQUE É DIFÍCIL COMEÇAR. AINDA MAIS QUANDO VEMOS OS MILHÕES DE DEGRAUS QUE TEMOS PELA FRENTE.

É MUITO MAIS FACIL FAZER AQUILO QUE JÁ SABEMOS. POR ISSO A MAIOR PARTE DAS PESSOAS FICA SEMPRE NA MESMA VIDA SEM BUSCAR NADA DE NOVO. PORQUE O NOVO ASSUSTA. É MAIS FÁCIL ERRAR QUANDO SE ESTÁ APRENDENDO, MAS É DIFÍCIL ACEITAR OS PRÓPRIOS ERROS. HÁ MUITA COBRANÇA E QUANTO MAIS VELHOS MENOS RISCOS ESTAMOS DISPOSTOS HÁ CORRER.

É POR ISSO QUE QUANTO MAIS OS ANOS SE PASSAM MENOS APRENDEMOS. NÃO É QUE NÃO SE TENHA MAIS NADA A APRENDER, NEM QUE NÃO SE TENHA MAIS CAPACIDADE. DESISTIMOS MUITO CEDO PORQUE PENSAMOS SER MUITO TARDE PARA COMETER ERROS, PARA SER APRENDIZ E NÃO PROFESSOR. TEMEMOS, ACIMA DE TUDO, ADMITIR NOSSA IGNORÂNCIA A RESPEITO DE ALGO. SOMOS ORGULHOSOS E PREGUIÇOSOS DEMAIS PARA ACEITAR A AVENTURA DE APRENDER ALGO NOVO. PARA ADMITIR QUE NÃO SABEMOS TUDO, E MAIS, QUE ALGUEM SABE MAIS QUE NÓS. PIOR! QUE TODO MUNDO SABE MAIS QUE NÓS SOBRE ALGUMA COISA.

E AGORA, VENDO AS COISAS NESSAS PROPORÇÕES, VOCÊ VAI FAZER O QUE?
VAI PERDER ESSE PUDOR E TER A HUMILDADE NECESSÁRIA PARA CONTINUAR A APRENDER, OU VAI CONTINUAR ORGULHOSO E LIMITADO AOS SEUS PRÓPRIOS CONHECIMENTOS?
NUNCA É TARDE DEMAIS, SÓ DEPOIS DA MORTE.

ENTÃO FAÇAM-ME UM FAVOR: JUNTEM-SE A MIM NESSA CORRENTE E BUSQUEM APRENDER ALGO NOVO HOJE. PODE SER QUALQUER COISA, ALGO PEQUENO. UMA NOVA PALAVRA, UMA RECEITA, COMO CONSERTAR UMA TORNEIRA, TROCAR UM PNEU, FAZER PAPEL RECICLADO... OU COMECE UM PROJETO. APRENDER UMA NOVA LÍNGUA OU A TOCAR UM INSTRUMENTO POR EXEMPLO. NÃO IMPORTA O QUE. O IMPORTANTE É QUE VOCÊ COMECE!

NÃO HÁ LIMITES ALÉM DOS QUE VOCÊ IMPÕE A SI MESMO E EU SEI MUITO BEM A DIFICULDADE DE SE LIBERTAR DESTES LIMITES. MAS SE O CONHECIMENTO LIBERTA, ENTÃO POR QUE NÃO COMEÇAR POR AI?

LEMBREM-SE DESSE ENSINAMENTO:
"Suba o Primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas de o primeiro passo."
MARTIN LUTHER KING


P.S.: TENHA A CORAGEM DE DIZER "NÃO SEI", MAS NÃO AQUELE "NÃO SEI E NEM QUERO SABER" MAS O "NÃO SEI" CURIOSO QUE TE LEVA A PERGUNTAR, PESQUISAR E APRENDER.

panbox3

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pra começar a semana...

Tenho muitas idéias pra essa semana. Mas hoje, só pra começar, vou deixar o link da música que vocês podem ouvir ai no topo da página e uma frase do Coppola. Bom início de semana a todos.

MP3 CLIQUE AQUI


"Tenho muito dinheiro, um avião privado. A única coisa que não tenho é a compreensão sobre muitas das coisas que gostaria de compreender."
FRANCIS FORD COPPOLA

panbox3

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ah! o povo brasileiro...


Os cigarros Vila Rica sumiram, mas a Lei de Gerson ficou. Aquela máxima de que brasileiro gosta de levar vantagem em tudo surgiu ai. E é a mais pura verdade, sem generalizar, claro. Mas grande maioria dos brasileiros tem um senso de oportunismo elevado, quer "levar vantagem em tudo". Só que em maior ou menor escala, a falha é a mesma.

Sabe aquele troco que te deram a mais e você não devolveu? Pode parecer exagero, mas é o mesmo que usar um cartão corporativo para fins pessoais! (É um a mais, não é?)

Todo o dinheiro público que políticos "pegaram" tem tanto valor quanto os R$50,oo do vídeo da caixinha.

Não estou tirando a culpa de ninguém, pelo contrário. Estou sugerindo que todos ponham a mão na consiência e se perguntem se têm sido honestos ou oportunistas nas situações do dia-a-dia.

Ninguém é perfeito, mas não dá pra ser hipócrita a ponto de se achar no direito de julgar. A maior desonestidade é a consigo mesmo. Reflita.

panbox3

Teste de Honestidade 1

TH Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=d51gE34a1FY

TH Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k

TH Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=70hrdwI2ajQ

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Enquanto houver flores [2]...


É revoltante. Ainda esses dias falei da "grande decisão" do STF de extingüir (neste blog a trema continua) a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. Recordando: foi declarado, entre outras asneiras, que a obrigatoriedade do diploma restringia a total liberdade de expressão. Pois bem, com a decisão tomada TODOS têm total liberdade de expressão, certo?

Em teoria, sim. Mas então com que direito os seguranças de José Sarney barram e agridem UM repórter que estava apenas exercendo seu direito, garantido a todos, de entrevistar o senador? Seria porque o Danilo Gentilli não tem o diploma? Mas este não é obrigatório! E mesmo que fosse ele estaria exercendo um direito de todo cidadão brasileiro: o de questionar quem está no poder.

Nem Sarney nem qualquer outro político é "especial" a ponto de poder esconder-se assim. Eles tem uma vida pública! Estão lá porque foram votados para estar lá, e é de direito de todos COBRAR NO MÍNIMO BOA CONDUTA.

Cá entre nós, a segurança de um político agredindo repórteres não é exemplo NEM de boa conduta, NEM de liberdade de expressão.


Só pra pensar [3]...

(Vale para os políticos mas, mais que isso, vale para cada um de nós.)

"O Guerreiro deve fugir dos Jogos de aparências, pois o tempo é demasiado curto para estratégias de FAZ de conta". (Carlos Aveline)

****************************************************

P.S. das caixinhas: Isso é liberdade de expressão?


panbox3panbox3panbox3

Blog Widget by LinkWithin

Gostou? Adicione aos favoritos, compartilhe, assine!

This blog is DeliciousCompartilhe no FacebookTwit This!Digg it!Stumble it!Pandora Musik-Box RSSReceba via e-mailMe mande um E-mail!