quarta-feira, 8 de julho de 2009

Prefiro mal passado!

perfeição
per.fei.ção
sf (lat perfectione) 1 Acabamento perfeito; execução completa. 2
Bondade ou excelência, no mais alto grau. 3 Primor, mestria, requinte.
4
Correção. 5 Pureza. Perfeições divinas: atributos existentes em Deus, em grau
infinito.

Primor, maestria, requinte. Correção. O perfeito é intocável por sua pureza. No post "De cru a mal passado" deixei claro metaforicamente que não busco o ponto de perfeição, mas sim o mal passado.

Não entendo o porquê dessa busca incessante pela perfeição. Ninguém a alcança! E mesmo os primores, que talvez a alcancem, farão o que com ela? A busca pelo perfeito é constantemente comparada com o caminhar em direção ao horizonte, mas deveria ser comparada a um cão correndo atrás de um carro. Provavelmente o cão nunca pegue o carro, mas, caso o carro pare e o cão o alcance o que ele faz? Nada. Fica atordoado e segue andando. Um carro não é comestível, nem um brinquedo. Assim como a perfeição não alimenta nem diverte o ser humano. Só atordoa. Mas pelo menos nos dá um rumo, se tivermos em mente que o objetivo não é o ponto de chegada e sim o caminho em si.

Sim, o caminho. E esse caminho não deve necessariamente ser em linha reta, a menor distância entre dois pontos e, portanto, matematicamente eficiente. Deve ser como água. Fluir, seja reto, dando voltas, em circulos, espirais, para cima ou para baixo. Não importa a direção ou velocidade. Cada um faz seu percurso da maneira que lhe convém e nenhum está errado.

Porque somos únicos (tá ai um baita clichê, mas é verdade). E a perfeição acabaria com essa singularidade.

perfeito
per.fei.to
adj (lat perfectu) 1 Em que não há defeito; que só tem qualidades boas. 2 Cabal, completo, rematado, total. 3 Que resume muitas qualidades boas. 4 Magistral, notável. 5 Destro, exercitado. 6 Belo, formoso de corpo; elegante. 7 Gram Diz-se do tempo verbal que se refere a uma ação ou estado já de todo passado. 8 Dir De conformidade com as exigências legais.

Reparou no Destro? Pois é. Sou CANHOTA. Não quero o perfeito, não quero tudo pronto. Quero fazer do meu jeito, escrever minha história, traçar meu caminho. Mesmo que com todos os defeitos. Porque estes, tão imperfeitos, são minhas impressões digitais. O mal passado é meu chão.

Verbetes retirados do dicionário Michaelis.

panbox3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta do gmail clique Nome/URL e digite somente o nome. Deixe seu comentário!

Blog Widget by LinkWithin

Gostou? Adicione aos favoritos, compartilhe, assine!

This blog is DeliciousCompartilhe no FacebookTwit This!Digg it!Stumble it!Pandora Musik-Box RSSReceba via e-mailMe mande um E-mail!