terça-feira, 30 de junho de 2009

Chronofobia

Existe uma epidemia mais alarmante que a gripe A se espalhando por ai há tempos. De início se pensava que só os mais velhos sentiam os efeitos. Talvez fosse pela inabilidade que eles tem com as novas tecnologias. Mas não demorou muito para se perceber que esta ameaça invisível afeta ainda mais os adultos entre 21 e 50 anos, ou seja, os que trabalham. Os agravantes nesta faixa atendem pelos nomes "horário" e "prazo". Cada vez mais frases como "estou atrasado", "não consegui fazer nada", "é pra ontem", genéricos e similares aparecem nas conversas diárias.

Os mesmos sujeitos começaram a atacar estudantes. Ainda assim pensava-se que isso vinha com a idade, mas quando crianças de dez, oito e até seis anos começaram a lamentar a pressa dos relógios o terror já estava espalhado.

FALTA TEMPO! Os dias parecem não mais ter 24 horas. Os anos passam mais rápido. Todos estão sentindo e não existe uma zona segura. Do TEMPO ninguém escapa. E muitos outros medos vêm associados com ele. O medo da morte, de envelhecer, de ver os filhos sairem de casa.

É a CHRONOFOBIA. A pandemia mais democrática. Não exclui ninguém. A única coisa que muda é o quanto nos deixamos afetar por ela. Michael Jackson queria ser Peter Pan, vivia em Neverland e mesmo assim o tempo o alcançou.

Não dá pra correr mas dá pra conviver. Pra isso precisamos escolher nossas prioridades. Claro que existem coisas que temos que fazer. Mas se você ama tomar um chimarrão no fim da tarde, tome! Se quer ler mais, leia nem que seja uma página por dia e antes de pegar no sono. Se quiser passar mais tempo com a familia ou com os amigos, encontre nem que seja meia hora a mais na agenda. Quer viajar? Pare de se programar tanto e pegue a estrada no primeiro sábado ou feriado.

Porque essa doença não é causada apenas pela falta de tempo. É também, ou mais que isso, falta de espontaneidade. Uma necessidade incontrolável de colocar empecilhos em tudo, de complicar o que é simples.

Ninguém disse que o simples é fácil, mas o que é difícil é muito mais saboroso. Com ou sem Chronofobia.

P.S.: Procure entender o que esta dentro da caixinha.

panbox3

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Já dizia Napoleão...

..."A palavra Impossível só existe no dicionário de idiotas."

Não quero ser tão radical quanto ele, mas é verdade! Só existe pra quem duvida de si mesmo. O impossível só demora um pouco mais.

Duvida? Clique na caixinha, baixe e leia.

panbox3

OBS: Se você não tem WinRar ou outra ferramenta de descompressão baixe o arquivo da caixinha por AQUI. Ou, se quiser, baixe o WINRAR.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pausa para um BROWNIE!

Essa vai para os amigos estudantes e apressados. Não vai ser pela falta de tempo que vocês vão deixar de comer um belo: Brownie de Microondas
Ingredientes:
1/3 de xícara (chá) de manteiga derretida (cerca
de 70 g ou 5 1/2col. de sopa)
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó

1 colher (café) de essência de baunilha
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de nozes picadas (opcional)

Modo de Preparo:
Bata a manteiga com o chocolate em pó. Sem parar de bater, acrescente os ovos e a baunilha. Vá colocando o açúcar e a farinha até formar um creme grosso.
Por último misture levemente as nozes. Coloque a massa em uma
forma refratária quadrada pequena e
cozinhe por 4 a 6 min (100%)


Vocês merecem uma pausa. Dêem-se esse direito!

panbox3

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Só pra pensar [2]...

goodies/photo-quotes/choose-to-see-the-world.jpg


"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo."

Maurice Merleau-Ponty

panbox3panbox3

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Entre pássaros e maçãs

Quando me falta a essência busco-a na minha infância. Todo mundo tem "os favoritos" na infância. O número, a cor, o desenho favorito. O meu filme favorito era (ou é) A Branca de Neve e os Sete Anões. Andei pensando se seria por causa do medo que eu tinha da bruxa e do seu espelho ou pela cena em que a Branca de Neve faz as tortas de maçã com os pássaros. Maçãs tem muitos significados pra mim, inclusive na minha infância.

Às vezes perco a pessoa que eu sou na pessoa na qual me tornei. Mas, nas lembranças da infância, aquela que sou permanece imutável. Lá encontro os meus piores defeitos, os mais assustadores fantasmas, os sonhos (e pesadelos), mas também minha essência. Aquilo que, bem ou mal, me faz ser quem sou. Aquilo que, bem ou mal, me faz manter o foco no que acredito. Aquilo que, bem ou mal, ainda faz com que eu me permita sonhar, inventar mundos, usar a imaginação e ser criança. Ainda que de vez em quando.

panbox3

terça-feira, 23 de junho de 2009

Só acredito vendo...

Quando chamavam a Xuxa de rainha dos baixinhos eu pensava que tavam falando de crianças. Agora fiquei na dúvida: será que seria a rainha dos duendes?

OBS: Repare na cara da Ivete Sangalo...

panbox3

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bittersweet Inspiration

A Inspiração é um troço complicado. Não aparece quando se quer. É quando ELA quer! E ELA é bem temperamental: quanto mais se espera por ela, ai é que a coisa foge de vez.

É inimiga do sono, pois costuma me aparecer as três ou quatro horas da manhã, e me mantêm acordada por mais meia hora pra desenvolver a idéia. Inspiração não gosta de conversa fiada. Se não falar com ela na hora ela vai embora outra vez. E sem enrolação, ela quer conversa séria.

Ai se vão as noites mal dormidas em troca das melhores idéias e insights concretizados. Um preço justo a se pagar por minutos de atenção desse ser tão peculiar que nos brinda a vida.

A doce-amarga Inspiração.

P.S.: Quero deixar aqui um agradecimento aos amigos, ilustres leitores deste blog. Às vezes falo pouco, às vezes muito, mas se algo nisso lhes fizer sentido já tenho meu dia ganho.

Abraço a todos.

panbox3

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Todas as razões

Na falta de assunto vou deixar um blog interessante, instigante e de um humor negro por vezes ácido.

Não é meu pensamento (às vezes até é) mas não acho que temos que pensar do mesmo jeito. É uma maneira estranhamente bem humorada e racional de ver as coisas.

Pelo menos na Razão da Escrita eu concordo:

"Só escrevo porque tenho receio de dizer algumas coisas em voz alta".

As vezes é mesmo assim. Gosto mais de mim mesma quando escrevo.

Vai ver que, em algum ponto sombrio e esquisito, todas as razões se cruzam.

panbox3

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Enquanto houver flores...

Me irritei tanto com a decisão dos Minstros do STF que até ia me esquecendo de postar hoje. Agora qualquer um pode ser jornalista, sem diploma! "Legal! Vou fazer minha carteirinha! Adeus faculdade!"

Reparem nos argumentos do Exelentíssimo Ministro Gilmar Mendes: "Não existe no exercício do jornalismo nenhum risco que decorra do desconhecimento de alguma verdade científica." (No direito também não. Fim a obrigatoriedade do diploma de bacharel em direito e da prova da OAB!) E ele ainda diz que esta atividade (jornalismo) tem a mesma dimensão da culinária e do corte e costura. (Ética não é necessária, já que ninguém a tem nesse país mesmo.)

Tais Gasparian, representante da Sertesp, diz que a profissão de jornalista é desprovida de qualificações técnicas, sendo “puramente uma atividade intelectual”. Sim, uma atividade intelectual. Porém uma atividade intelectual que requer SIM técnica, ética, conhecimentos e responsabilidade. Sociologia e filosofia também são atividades intelectuais e nem por isso desvalorizadas em países como a França. Pelo contrário, são profissões de prestígio.

A Imprensa é considerada o Quarto Poder. Agora qualquer um pode exercer esse poder e fazer o que bem entender com ele.

Quer saber? Faz sentido num país que tem o presidente que tem.

panbox3

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Salgando a economia

E então, como se já não houvesse blocos econômicos o suficiente, cria-se o BRIC. (Que raios de nome é esse?)

Juntam-se Brasil, Rússia, Índia e China. Maiores países de economia emergente, mas com interesses em comum que não vão nem um palmo além do desejo de não depender da flutuação do dólar. Mas na economia, essa "ciência" tão inexata e codependente de tantos fatores, é necessária uma moeda que sirva de referencial. Então se no BRIC não for usar o dólar qual vai ser? O Iuan? Moeda da anti-democrática república chinesa?

Eu pessoalmente, na minha grossura em relação à economia, acho que o BRIC devia adotar o SAL como moeda referencial. Isso mesmo, sal de cozinha. PENSE BEM: Tem em abundância, não sofre flutuação, já foi usado como moeda (a palavra salário vem de sal!) e ainda acabaria com problemas de corrupção.

QUER VER?

Com o sal como moeda lavagem de dinheiro seria SALMOURA. Dinheiro falso seria areia ou açúcar. Ninguém iria levar dinheiro nas cuecas (eu não levaria). E pela primeira vez na história ninguém precisaria roubar porque, afinal de contas, até pobre estaria comendo dinheiro.

Perfeito não?

panbox3

terça-feira, 16 de junho de 2009

Comentários

Algumas pessoas me falaram que não estavam conseguindo deixar comentários no blog. Dai resolvi explicar o que pode estar dando errado.

Como essas amigas não tem conta do Google é assim:

Quando tu clica em COMENTÁRIOS abre essa janela pop-up:


Dai mais pra baixo tem as opções para Escolher uma identidade. Clica na opção Nome/URL ou Anônimo, se não quiser se identificar.

Não precisa escrever nada em URL. Só no campo Nome. Dai é só clicar em PUBLICAR COMENTÁRIO.
Pronto! Comentário publicado!

OBS: Podem comentar postagens mais antigas que eu leio também.
panbox3

segunda-feira, 15 de junho de 2009

E rolam as pedras...

Finalmente chegou minha revista Rolling Stone. Detalhe: com a tal da Lady Gaga na capa. Me perdoem mas não vejo motivo pra tanto alvoroço em torno dela. Talvez por ser apadrinhada do Akon.

Tudo bem, ela era compositora. Então por que não compos boas canções pra ela? São cliches tão oitentistas que faz o cabelo armar! Até me lembra a Cher!

Isso aqui é só um desabafo pela minha indignação com a idéia de música boa da maioria das rádios de hoje. Será que não estão escolhendo só rostinhos bonitos ou apadrinhados em vez de optar por bons músicos, capazes de fazer álbuns antológicos?

E ainda reclamam que há muito download ilegal e poucas vendas! Façam um disco com 12 faixas ótimas ao invés de duas e nós compraremos!

Tenho dito!

panbox3

sábado, 13 de junho de 2009

"Um lugar para se viver"

Sei que muitos consideram Martha Medeiros literatura feminina. E de fato é bem feminina no sentido que fala ao coração de nossos questionamentos mais íntimos. Vai a lugares que a maioria dos homens ou não entende ou tem medo de ir. Lugares que talvez Chico Buarque iria.

Então na coluna do domingo que ainda não chegou ela foi fundo. Mergulhou nela mesma. Se perguntou se dentro dela mesma era um bom lugar pra viver. A resposta simplória foi sim. Do que se segue faço dela as minhas palavras:

"Dentro de mim há pensamentos demais, o que torna tudo meio caótico, mas tenho tentado dar uma arrumada nessas ideias e manter cada uma em sua gaveta. Há também sentimentos variados, mas de forma alguma vou espulsá-los, deixo que circulem à vontade por esse meu corpo que lhes serve de ringue, já que eles às vezes brigam uns com outros.

Dentro de mim é sempre verão e toca música o tempo inteiro, e mantenho uma satisfação secreta para não passar por boba. Há crianças e adultos dentro de mim, todos da mesma idade. Aqui dentro existe uma praia e uma montanha coladas uma na outra, parece até o Rio de Janeiro, só que os tiroteios são feitos com bala de festim. Dentro de mim estão muitas lágrimas que não foram choradas para fora e muitos sorrisos que, de tão íntimos, também guardei. Dentro de mim são produzidas algumas cenas sofisticadas e também roteiros de filme B. Um universo movimentado e contraditório: como não gostar de viver aqui dentro?

E você, tem sido um bom hospedeiro de si mesmo?"

panbox3

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Callcenter

Recebi isso por e-mail da minha amiga Louise e acho que vale repassar.




panbox3

quarta-feira, 10 de junho de 2009

De filosofia à citologia

Já disse aqui que eu procuro de tudo na internet. Garimpo mesmo! E acho.

Pois hoje consegui achar uns livros de citologia pra minha prima. PDF não é tão fácil de achar. Existem sites que não selecionam muito bem. Achar músicas e filmes é mais fácil.

Mas encontrei mais uma ferramenta de busca que é muito legal porque permite buscar qualquer arquivo em dois dos maiores sites dse compartilhamento da web: Megaupload e Rapidshare. Espero que seja útil.

Ta na caixinha.

panbox3

terça-feira, 9 de junho de 2009

Adoro ovos!

Sim. Amo! Fritos, cozidos, em doces, em salgados, com arroz ou feijão, na sopa e no mondongo, na maionese caseira e até mesmo sozinho. (Quem nunca comeu gemada antes da salmonela?)

Acontece que falo de ovos pra contar um pequeno passo para a humanidade, mas um grande passo para uma mulher. (Assim, invertido mesmo.)

É que hoje, após um ano e cinco meses do meu acidente, eu cozinhei sozinha de novo pela primeira vez. Quer dizer: o microondas cozinhou mas isso não vem ao caso.

Um OVO. Um belo ovo na xícara como a muito tempo eu não fazia.

Como já disse esse blog não é nenhum diário da minha vida, mas acredito que vale o registro aos que se interessarem pelos meus feitos.

Um ovo. Símbolo da vida. Vai entender...

panbox3

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Só pra pensar...

PENSE NISSO:
"Livre arbítrio é a oportunidade de passar bem ou mal por aquilo que temos de passar."
Carl Jung (psiquiatra suiço)

panbox3

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Questão de perspectiva 2

Como vinha falando, os problemas sempre parecem maiores quando é com a gente. De perto é como se fossem vistos com uma lente de aumento.

Então proponho que quem lê esse blog faça um exercício de perspectiva: tente olhar mais de longe, afastar-se. Assim da pra ver as coisas como são. (Não é propaganda da Sprite!)

panbox3

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Questão de perspectiva

Os obstáculos sempre parecem mais difíceis antes de encará-los assim como as montanhas parecem mais altas olhadas de baixo pra cima.

Também parecem mais simples de serem resolvidos os problemas dos outros que os nossos próprios, talvez pelo mesmo motivo que não conseguimos ver o que tem debaixo do próprio nariz.

Dizem que todo mundo é valente até a água bater na bunda (com o perdão da palavra).

Questão de perspectiva.

I'm still standing... (Elton John)

panbox3

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ossos molhados...

Que friiioooo!!!

O frio me dói. Dói tudo, mas especialmente o pescoço. Sabe aquela dor de um osso quebrado em tempo úmido ou quando chove... os irmãos Gallagher sabem...

Lately, did you ever feel the pain?

In the morning rain

As it soaks it to the bone?

É... como se estivesse encharcado até o osso.

panbox3

terça-feira, 2 de junho de 2009

Backspacer

O Pearl Jam vai lançar novo álbum, Backspacer, em setembro. O primeiro single sai em julho mas por enquanto dá pra ter uma provinha da música "Get Some" que eles tocaram no The Tonight Show With Conan O'Brien.


panbox3

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Transgredir e Transcender

Admito que gosto muito de pesquisar sobre diversos assuntos e o blog faz com que eu pesquise ainda mais. Porque quero trazer coisas interessantes, levantar discussões (mesmo as internas), mover pensamentos, reorganizar idéias, desfazer preceitos, criar a paz em meio ao caos. Ou algo um pouco menos pretensioso.

Mas nesse contexto surgiu esse post que foi adiado algumas semanas.

A exemplo da mitologia, contos e cordéis a curiosidade é o elemento que nos tira do estado de estagnação e faz buscar o conhecimento. E para chegar ao conhecimento (algo que se deseja saber) é necessária uma transgressão. Nos contos e na mitologia essa transgressão é geralmente punida. Não que esta seja merecedora de punição. A punição simboliza um processo de sofrimento, dor e perda que se segue e pode ser em maior ou menor intensidade, sempre proporcional a grandeza do conhecimento alcançado.

Se esse processo gera sofrimento por que transgredir?

Ora! Não existe crescimento sem dor e reflexão! Por isso a ignorância é bela. É fácil ser feliz nela. Ligue a TV e seja feliz. Existem milhares de "pílulas de felicidade" por ai. Porém a fast-happyness não é plena. A paz de espírito sim.

O texto que eu coloquei na caixinha a alguns dias diz que esse processo gera novas realidades, portanto nos põe em movimento levando a Individualização (processo de ordenação do consciente e do inconsciente em torno de si-mesmo). Ou seja, "conhece-te a ti mesmo". Não é tão difícil de entender. A busca pelo conhecimento conduz ao maior conhecimento que é o de si mesmo. Tão importante porque é preciso conhecer seus limites para saber como superá-los, como vencer a si mesmo.

Daí pra fente esse processo é de superação de obstáculos para conquistar o domínio do próprio destino. Ninguém disse que é fácil. Fácil é ver TV.

Também não se trata apenas disso. A vida tem milhões de nuances entre seus extremos. Mas é preciso exercitar além da razão. É preciso permitir-se sonhar e exercitar a imaginação. Transgredir e transcender. Ser Homo sapiens e Homo demens.

Encontrar sua paz em meio ao caos.

sapiens = razão

demens = imaginação

OBS; No mito de Pandora, ao abrir a caixa são libertas todas as mazelas do mundo. Mas também a Esperança.

panbox3

Blog Widget by LinkWithin

Gostou? Adicione aos favoritos, compartilhe, assine!

This blog is DeliciousCompartilhe no FacebookTwit This!Digg it!Stumble it!Pandora Musik-Box RSSReceba via e-mailMe mande um E-mail!