quinta-feira, 18 de junho de 2009

Enquanto houver flores...

Me irritei tanto com a decisão dos Minstros do STF que até ia me esquecendo de postar hoje. Agora qualquer um pode ser jornalista, sem diploma! "Legal! Vou fazer minha carteirinha! Adeus faculdade!"

Reparem nos argumentos do Exelentíssimo Ministro Gilmar Mendes: "Não existe no exercício do jornalismo nenhum risco que decorra do desconhecimento de alguma verdade científica." (No direito também não. Fim a obrigatoriedade do diploma de bacharel em direito e da prova da OAB!) E ele ainda diz que esta atividade (jornalismo) tem a mesma dimensão da culinária e do corte e costura. (Ética não é necessária, já que ninguém a tem nesse país mesmo.)

Tais Gasparian, representante da Sertesp, diz que a profissão de jornalista é desprovida de qualificações técnicas, sendo “puramente uma atividade intelectual”. Sim, uma atividade intelectual. Porém uma atividade intelectual que requer SIM técnica, ética, conhecimentos e responsabilidade. Sociologia e filosofia também são atividades intelectuais e nem por isso desvalorizadas em países como a França. Pelo contrário, são profissões de prestígio.

A Imprensa é considerada o Quarto Poder. Agora qualquer um pode exercer esse poder e fazer o que bem entender com ele.

Quer saber? Faz sentido num país que tem o presidente que tem.

panbox3

2 comentários:

  1. É. mas também, que agencia de imprensa em sã consciência contrataria esses "não-profissionais"? quem sabe os tablóides. Mas é tenso, ao passo que andam as coisas... Medicina será exercida por tecnicos de enfermagem... pra que 6 anos de faculdade + residência? faça um ano de curso técnico e seja médico. acho otimo. vo vende jornal - ja que todo mundo pode ser jornalista.

    ResponderExcluir
  2. "Medicina será exercida por tecnicos de enfermagem... pra que 6 anos de faculdade + residência? faça um ano de curso técnico e seja médico."
    Comparação infeliz!OS técnicos em enfermagem possuem diploma, conseguido através de um bom tempo de curso, com matérias teóricas e práticas e ainda mais um estágio.
    Já,os que se auto intitularão 'jornalistas' nem isso terão!
    POderão comentar qualquer notícia, da maneira como quiserem e bem entenderem.
    SInceramente... mais cuidado na crítica qdo for fazer comparações!

    ResponderExcluir

Se não tiver conta do gmail clique Nome/URL e digite somente o nome. Deixe seu comentário!

Blog Widget by LinkWithin

Gostou? Adicione aos favoritos, compartilhe, assine!

This blog is DeliciousCompartilhe no FacebookTwit This!Digg it!Stumble it!Pandora Musik-Box RSSReceba via e-mailMe mande um E-mail!