segunda-feira, 1 de junho de 2009

Transgredir e Transcender

Admito que gosto muito de pesquisar sobre diversos assuntos e o blog faz com que eu pesquise ainda mais. Porque quero trazer coisas interessantes, levantar discussões (mesmo as internas), mover pensamentos, reorganizar idéias, desfazer preceitos, criar a paz em meio ao caos. Ou algo um pouco menos pretensioso.

Mas nesse contexto surgiu esse post que foi adiado algumas semanas.

A exemplo da mitologia, contos e cordéis a curiosidade é o elemento que nos tira do estado de estagnação e faz buscar o conhecimento. E para chegar ao conhecimento (algo que se deseja saber) é necessária uma transgressão. Nos contos e na mitologia essa transgressão é geralmente punida. Não que esta seja merecedora de punição. A punição simboliza um processo de sofrimento, dor e perda que se segue e pode ser em maior ou menor intensidade, sempre proporcional a grandeza do conhecimento alcançado.

Se esse processo gera sofrimento por que transgredir?

Ora! Não existe crescimento sem dor e reflexão! Por isso a ignorância é bela. É fácil ser feliz nela. Ligue a TV e seja feliz. Existem milhares de "pílulas de felicidade" por ai. Porém a fast-happyness não é plena. A paz de espírito sim.

O texto que eu coloquei na caixinha a alguns dias diz que esse processo gera novas realidades, portanto nos põe em movimento levando a Individualização (processo de ordenação do consciente e do inconsciente em torno de si-mesmo). Ou seja, "conhece-te a ti mesmo". Não é tão difícil de entender. A busca pelo conhecimento conduz ao maior conhecimento que é o de si mesmo. Tão importante porque é preciso conhecer seus limites para saber como superá-los, como vencer a si mesmo.

Daí pra fente esse processo é de superação de obstáculos para conquistar o domínio do próprio destino. Ninguém disse que é fácil. Fácil é ver TV.

Também não se trata apenas disso. A vida tem milhões de nuances entre seus extremos. Mas é preciso exercitar além da razão. É preciso permitir-se sonhar e exercitar a imaginação. Transgredir e transcender. Ser Homo sapiens e Homo demens.

Encontrar sua paz em meio ao caos.

sapiens = razão

demens = imaginação

OBS; No mito de Pandora, ao abrir a caixa são libertas todas as mazelas do mundo. Mas também a Esperança.

panbox3

3 comentários:

  1. BOSTON rocks, essa musica é uma das minhas preferidasss

    ResponderExcluir
  2. Também adoro prima! E foi tu que me apresentou a banda né!

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor, finalmente consegui me dedicar a vasculhar tue blog. Muito bom. Fico feliz e emocinada com tuas conquistas. Um beijo Ane

    ResponderExcluir

Se não tiver conta do gmail clique Nome/URL e digite somente o nome. Deixe seu comentário!

Blog Widget by LinkWithin

Gostou? Adicione aos favoritos, compartilhe, assine!

This blog is DeliciousCompartilhe no FacebookTwit This!Digg it!Stumble it!Pandora Musik-Box RSSReceba via e-mailMe mande um E-mail!